sábado, 17 de agosto de 2013

Dicas para os concurseiros

Assim como eu, muitos almejam a carreira de servidor público. Pois bem, segue abaixo algumas dicas que encontrei e outras que aprendi durante as minhas horas de estudo para concurso. 

  •  Atitudes básicas
    • Ter objetivo claro
    • Compromisso
    • Auto-disciplina
    • Organização (aumenta o rendimento)
    • Ter atenção (acuidade)
    • Flexibilidade: capacidade de se adaptar e organizar
  • Forma de estudo: uma boa dose de CONCENTRAÇÃO e QUALIDADE podem ajudar, independente da quantidade de horas de estudo.
  • Falta de tempo para estudos: ocorre pela falta de prioridade, ORGANIZAÇÃO (organizar o horário, por exemplo) e múltiplas regularidades. Muitos deixam de ter sucesso por medo de enfrentar e aprender a lidar com isso.
  • Aliados:
    • VOCÊ MESMO; o maior aliado!!!!
    • Deus: não resolve tudo!
    • Família: pode ajudar ou atrapalhar.
    • O Próximo: é mais inteligente considerar o próximo como companheiro e esquecer a competição...
  • Prazo para ser aprovado...


CONCURSO NÃO SE FAZ PARA PASSAR, MAS ATÉ PASSAR!!!

Além dessas dicas, aprendi e desenvolvi uma técnica de estudo que deu certo para mim e pode dar certo com você também...

Muitos tem sua própria técnica de estudo. A minha é a seguinte:
  1. Elaboro um horário de estudo para cada matéria em cada turno livre do dia;
  2. Leio o assunto sublinhando as palavras e expressões que não entendi;
  3. Consulto um dicionário para entender melhor o contexto. (Dicionários da área de estudo ajudando bastante. Ex: Dicionários jurídicos);
  4. Leio mais uma vez marcando no texto o que achei mais importante;
  5. Escrevo à mão o que marquei;
  6. Leio o que escrevi;
  7. Resolvo questões de provas anteriores elaboradas pela mesma banca examinadora responsável pelo concurso no qual me escrevi. Geralmente acontece de alguma questão da prova atual ser igual ou semelhante a uma prova anterior.
  8. Reviso o assunto digitalizando o resumo que escrevi na etapa 4.
Com essa técnica é possível você rever o assunto diversas vezes de forma que ele fique gravado na mente e não decorado...

Espero ter ajudado ^^

Saiba quais profissões estão em alta no mercado de trabalho



Uma boa dica para concurseiros e estudantes interessados em planejar suas formações para o futuro é investigar as tendências dos últimos anos. Em matéria de tendências, nada melhor do que sondar quais são as profissões mais procuradas pelos empregadores nos últimos anos.
Recentemente, um estudo realizado pela BRAiN (Brasil Investimentos & Negócios), trouxe à tona informações relevantes sobre as áreas de formação mais relevantes, no que se refere a aumento salarial alcançado e à procura por parte dos empregadores. Constatou-se que áreas como medicina, militar, engenharia (diversas especialidades, influenciadas logicamente pela Copa, Olimpíadas e pelas ações do PAC), além de arquitetura e estatística estão entre as mais valorizadas da última década, em detrimento de áreas como jornalismo, administração e filosofia, por exemplo. (Confira a lista das profissões ao final desta notícia).
A pesquisa da BRAiN está fundamentada nos indicadores fornecidos pelos censos de 2000 e 2010 e consegue traçar um perfil comparativo entre os rendimentos de profissionais de nível superior e os de nível intermediário. Uma das conclusões a que chegou o estudo é que, em algumas áreas, a diferença salarial entre esses níveis de escolaridade chegava a mais de 250% no ano de 2010. Portanto, concurseiro, ainda vale à pena buscar uma formação que vá além do nível médio geral.  
Outro dado interessante do estudo dizia respeito à permanência do profissional, quando inserido no mercado de trabalho, em sua área de formação (“ocupações típicas”). Nesse quesito, profissionais de áreas como medicina, arquitetura e pedagogia se sobressaíram.
Realidades locais
Tomando como parâmetro a realidade vivenciada em alguns centros urbanos brasileiros, podemos dizer que, dentre os setores que mais têm absorvido profissionais, os principais são o industrial, o administrativo e o de vendas externas. Contudo, de acordo com a psicóloga e consultora em recursos humanos da empresa 5SRH Consultoria e Treinamento, Maithê Dumas, ainda existem áreas para as quais não tem sido fácil encontrar mão de obra, principalmente em algumas cidades brasileiras de médio porte. "Para a área de Logística, ainda encontramos profissionais pouco qualificados. As vagas no setor de Informática também são difíceis de fechar porque muitas empresas ainda oferecem uma baixa remuneração", informa a especialista.
Confira a lista das profissões, ordenadas de acordo com o critério salarial, no decorrer da década 2000-2010, segundo o estudo da BRAiN:
Profissões que tiveram os maiores salários:
  1. Medicina
  2. Militar
  3. Engenharia Civil
  4. Ciências Sociais
  5. Engenharia Química
  6. Arquitetura
  7. Outras Engenharias
  8. Estatística
  9. Engenharia Elétrica
  10. Engenharia Mecânica
  11. Economia
  12. Ciências Físicas
  13. Biblioteconomia
  14. Direito
  15. Artes
  16. Odontologia
  17. Veterinária
  18. Serviço Social
  19. Física
  20. Contabilidade
Profissões cujos salários sofreram redução:
  1. Administração
  2. Filosofia
  3. Jornalismo
  4. Marketing
  5. Atuarias
  6. Ciências da Computação
  7. Farmácia
  8. Hotelaria
  9. Matemática
  10. Enfermagem