sexta-feira, 31 de outubro de 2014

Sites gratuitos ajudam a estudar para o Enem

Muitos estudantes utilizam a Internet para estudar e assim alcançar a tão sonhada vaga para a universidade. O ponto positivo é que os vestibulandos podem se beneficiar de toda esta tecnologia educacional de formas diversas e gratuita, seja através dos computadores, tablets ou celulares.  
Não é possível estudar para o Enem só lendo livros de matérias específicas, como os livros didáticos. O melhor modo de se preparar é ficar antenado com o mundo. Procure se informar a respeito do assunto do momento, leia jornais e revistas, assista documentários sobre assuntos que estão em foco.  Na Internet existem fontes interessantes de estudo para se preparar para o Enem. Selecionamos alguns sites que irão lhe auxiliar a estudar online e garantir bons resultados nas provas.

Veja alguns sites que faz lhe ajudar a fazer uma boa prova, nos itens abaixo:
1. Guia do Estudante
Mais voltado para informar sobre as principais notícias sobre o Enem, como a divulgação do Guia do Participante com orientações para a redação desse ano, o portal também sugere temas de redação, divulga datas de simulados e cria joguinhos com conteúdos da prova.

O mais legal: propõe um calendário de estudos mensal para ajudar o estudante a separar as matérias para estudar até dia do Enem.

Link: http://guiadoestudante.abril.com.br/enem/
2. Aulalivre.net
Cada uma das videoaulas é acompanhada de uma apostila em PDF, que explica o conteúdo e possui cinco exercícios-teste. Também disponibiliza os slides usados no vídeo para download e tem cinco questões em formato teste online. Entre os conteúdos extras, há aulas com links para podcasts divertidos - como o sobre Napoleão, na disciplina de História.

O site foca, porém, tanto no Enem quanto no Vestibular - daí ser dividido em 11 matérias (Física, Quimica, Biologia, Matemática, Português, Redação, Inglês, Espanhol, Geografia, História, Literatura) em vez das quatro áreas de conhecimento características do Exame.

O mais legal: indica livros que os alunos podem consultar caso queiram se aprofundar mais no tema da disciplina.

Link: http://www.aulalivre.net/
3. Mande bem no Enem
Além de 42 vídeoaulas, divididas em cinco áreas de conhecimento (Natureza, Números Cultura, Comunicação e Letras), utiliza músicas e textos complementares para explicar as matérias. Todos os vídeos incluem um teste online de 10 questões e um glossário, em que os principais conceitos são explicados em poucas palavras.

Prepare-se para gastar um tempinho fazendo o cadastro, já que é obrigatório preencher informações socioeconômicas e sobre horários de estudos antes de acessar todo o conteúdo.

O mais legal: na área de conteúdo extra, jogos interativos fazem com que o conteúdo seja assimilado de forma mais divertida - há alguns que podem até ser jogados em dupla. 
Link: http://www.mandebemnoenem.com/
4. Geekie Games
Essa ferramenta oferece um plano de estudos personalizado. O aluno começa fazendo um teste com 36 perguntas para identificar os pontos em que tem mais dificuldade e em quais já está craque. A partir desse feedback (muito bem detalhado, com ranking da posição do estudante e média de sua nota comparada com a do Enem do ano passado de escolas pública e privada), a plataforma direciona textos, vídeos e exercícios para o aluno focar no aprendizado das dificuldades identificadas no teste inicial.

O passo a passo dessas "missões" segue a linha "Aprenda - Construa - Pratique" até levar o aluno a refazer o teste, dividido nas quatro áreas de conhecimento do Enem: Linguagens e Códigos, Ciências Humanas, Ciências da Natureza e Matemática. Assim, é possível ver a evolução dos estudos e conferir o quanto progrediu até o dia da prova oficial.

O mais legal: tem um ranking de todos os alunos participantes e os 10 primeiros colocados em cada categoria se tornarão Embaixadores Geekie, sendo premiados com a possibilidade de conhecer a empresa Geekie e ser pré-aprovado no programa de formação Laboratório Estudar. Fique atento ao cronograma da ferramenta: é preciso fazer os testes iniciais até o dia 9 de outubro para concorrer à premiação.

Link: http://www.geekiegames.com.br/aluno/
 
5. Portal FGV Ensino Médio Digital 
O conteúdo é separado nas quatro áreas de conhecimento do Enem (Linguagens e Códigos, Ciências Humanas, Ciências da Natureza e Matemática) e o portal possui testes e simulados online de 15 questões cada. Os resultados e histórico dos testes ficam disponíveis, além de um ranking dos alunos participantes.

As videoaulas são produzidas em desenho animado, mas apesar de engraçadinhas e criativas (as aulas de Biologia são dadas por um Darwin de careca e barba branca e as de Química por Lavoisier) pecam pela demora e falta de interatividade, já que não é um professor quem explica.

O mais legal: leva em consideração o tempo nos simulados e testes, proporcionalmente ao tempo destinado a cada prova no Enem.

Link: http://ensinomediodigital.fgv.br/
6. Envest
Aqui o conteúdo é organizado pensando em um plano de estudos, dos tópicos mais simples para os mais complexos. Há videoaulas e também exercicíos online, que podem ser feitos e acessados sem necessidade de cadastro prévio. Cada aluno ainda tem direito a assistir 10 aulas online ao vivo por mês.

O mais legal: em cada disciplina há um gráfico que mostra os assuntos da matéria com maior incidência no Enem desde 2010, o que dá ideia de quanto aquele tema foi abordado nas provas dos anos seguintes.

Link: http://www.envest.com.br/
7. Banco de provas do INEP
No site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, responsável pela aplicação do Enem, é possível encontrar toda a informação oficial sobre a prova.

O mais legal: estão disponíveis para download todas as provas do Enem, de 1998 a 2011, além de seus respectivos gabaritos.

Link: http://inep.gov.br/web/enem/edicoes-anteriores/provas-e-gabaritos
Esperamos que estes sites grátis para estudar para o Enem, possam lhe ser úteis.

quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Sites para estudar para o Enem 2014 online gratis

Para quem procura uma alternativa para os livros na hora de estudar para o exame (marcado para os dias 8 e 9 de novembro), a internet pode ser um ótima alternativa. Existem vários sites que disponibilizam ferramentas interativas para ajudar o aluno a aprender todo o conteúdo para o Enem. Na Internet existem fontes interessantes de estudo para se preparar para o Enem. Selecionamos alguns sites que irão lhe auxiliar a estudar online e garantir bons resultados nas provas.

 E o melhor: são todos gratuitos!

Site desenvolvido para ajudar você a se preparar para os principais vestibulares do país e para a prova do Enem. São mais de 100 aulas online, distribuídas entre 11 disciplinas e ministradas por excelentes professores. 

No site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, responsável pela aplicação do Enem, é possível encontrar todas as provas do Enem, de 1998 a 2013, além de seus respectivos gabaritos. 

Fundação Getúlio Vargas (FGV) lançou uma plataforma online para disponibilizar gratuitamente conteúdos para estudantes e professores do ensino médio. 

Questões que englobam disciplinas e conteúdos das quatros áreas de conhecimento do Enem.

Portal publica diariamente dicas, videoaulas, apostilas, notícias e muito mais para você que vai prestar o Enem no final do ano.

Os conteúdos foram divididos em 557 habilidades e abrangem desde operações simples de soma até exercícios de cálculo, álgebra e geometria. Todos são acompanhados de videoaulas que explicam o conteúdo da matéria.

Plataforma criada com o objetivo de ajudar os estudantes a tirar suas dúvidas sobre os conteúdos cobrados no Enem.  O site conta com mais de 1.400 videoaulas sobre diversos conteúdos.

Site com 250 aulas grátis para o Enem das mais diferentes disciplinas para estudantes de todo o Brasil. É tudo totalmente grátis!

Além de 42 videoaulas, divididas em cinco áreas de conhecimento (Natureza, Números Cultura, Comunicação e Letras), utiliza músicas e textos complementares para explicar as matérias. 

Aulas em vídeo com didática simples e linguagem de fácil entendimento. Matemática, física, química, bioquímica, biologia e história para o ensino médio. 

Na sessão Drops, é possível encontrar diversos vídeos com duração de aproximadamente dois minutos, com conteúdo de excelente qualidade e que estão disponíveis também para download.

Nessa sessão estão disponíveis 30 programas, cada programa tem a participação de 3 professores de áreas diferentes de conhecimento, que comentam e dão dicas sobre o Enem.

Nessa sessão, você encontra as respostas para as dúvidas apresentadas pelos estudantes que participaram dos programas, também em formato de vídeo.

segunda-feira, 13 de outubro de 2014

5 verbos que ajudam a descobrir a profissão certa para você



Instruir, ajudar ou multiplicar? Descubra seu dom de carreira a partir de 5 categorias de motivação propostas no livro “O que falta para você ser feliz” 

Dom. Todo mundo tem um e ele pode ser a chave do sucesso profissional, desde sejam alinhadas preferências pessoais e possibilidades. É o que pode torná-lo a pessoa certa no lugar certo.
A máxima faz parte do livro “O que falta para você ser feliz” (Editora Gente) de Dominique Magalhães. “Proponho que devamos assumir e realizar esse dom, buscando o equilíbrio em trabalhar beneficiando o outro, através de sua vocação, dentro da situação do mercado de trabalho escolhida”, revela a autora a EXAME.com.
O livro, segundo ela é um ponto de partida para uma busca interior. O objetivo é estimular seus leitores a se questionar e encontrar suas próprias respostas.
Para isso, Dominique desenvolveu um método para ajudar pessoas a descobrir o seu dom por meio de categorias de motivação.
“Entender o que motiva uma pessoa é a chave para criar um projeto de vida que abranja o maior número de seus talentos orientados para uma finalidade prazerosa, rentável e – determinante para a satisfação pessoal – de impacto positivo sobre a sociedade”, diz.

Assim, cada categoria de motivação é definida por um verbo. “Verbo indica ação, ação busca resultados”, justifica. Confira quais são os cinco verbos e veja as profissões ligadas a cada um deles:

1. Ajudar
“Seu prazer está em oferecer qualquer tipo de alívio, amenizar angústias, promover a cura, facilitar rotinas, resolver problemas mediar conflitos e organizar pensamentos”, escreve a autora.
Profissionais que se enquadram nesta categoria: médicos, terapeutas, assessores, advogados, corretores, consultores, líderes espirituais, desenvolvedores de software, e personais (de todos os tipos).

2. Instruir
Quem tem a motivação ancorada no verbo instruir age para melhorar o mundo transmitindo e sistematizando conhecimento e informação.
Alguns profissionais que se enquadram nesta categoria: professores, jornalistas, pesquisadores, escritores, treinadores, analistas de sistemas e analistas de redes sociais.

3. Entreter
A missão aqui é divertir, distrair, promover a quebra de rotina e a elevação do espírito, segundo a autora.
Alguns profissionais que se enquadram nesta categoria: músicos, atores, palhaços, comediantes, bailarinos, contadores de histórias e palestrantes.

4. Embelezar
São pessoas que tem como propósito melhorar a experiência humana por meio da estética, da organização, da precisão e da harmonia, escreve Dominique.
Alguns profissionais que se enquadram nesta categoria: engenheiros, arquitetos, paisagistas, pintores, designers, jardineiros, cabeleireiros, manicures, maquiadores, chefs de cozinha.

5. Multiplicar
Os multiplicadores são as pessoas que tornam a vida das pessoas mais confortável, produzindo e ampliando riquezas. 
Alguns profissionais que se enquadram nesta categoria: economistas, gestores de finanças, negociantes, investidores e empreendedores.

domingo, 12 de outubro de 2014

AS DEZ PROFISSÕES DOS SONHOS DOS BRASILEIROS

O LinkedIn perguntou aos seus usuários o que eles sonhavam em ser, quando crianças. Algumas profissões já eram esperadas, como professor, piloto ou veterinário. Mas não espere encontrar “bombeiro” nas listas, por exemplo.
O ranking mundial mostrou que a maioria dos usuários (7,7%) sonhava ser engenheiro(a) na infância. Em seguida, aparecem nas respostas: piloto, 7%; médico(a) ou enfermeiro(a), 6,7%; cientista, 6,2%; professor(a), 5,8%; e advogado(a), com 3,9% dos resultados.
Foram 8 mil entrevistados, de um total de 187 milhões de usuários no mundo, sendo mais de 10 milhões só no Brasil. (Confira abaixo a lista das profissões mais populares no Brasil e nos Estados Unidos.)
Entre as curiosidades do levantamento no Brasil, a empresa descobriu 15 usuários que são arqueólogos, 90 joalheiros e 600 especialistas em vinho/cerveja. Existem, atualmente, 49 mil usuários arquitetos, 34 mil estilistas de moda e 31 mil CEOs.
Um em cada três usuários pesquisados ao redor do mundo (30,3%) afirmaram que trabalham na profissão sonhada na infância ou seguem uma carreira relacionada. “Os trabalhos que aspiramos quando criança são a janela para nossas paixões e talentos”, diz Nicole Williams, expert de carreira do LinkedIn. “Identificar e entender essas paixões são a chave para melhorar nossa performance no trabalho que fazemos atualmente, mesmo se não for relacionado à carreira que sonhamos quando criança.”

- Siga as empresas em qua sonha trabalhar no LinkedIn. Existem mais de 2,6 milhões de páginas de empresas no LinkedIn. Quando você começa a seguir uma delas, você receberá atualizações , informações sobre novas vagas e outros insights interessantes;
- Tente entrar em contato com grandes líderes empresariais. O LinkedIn adicionou recentemente a possibilidade de seguir líderes na rede. Você pode ler o conteúdo original escrito por grandes nomes, como Richard BransonArianna Huffington e muitos mais;
- Adicione habilidades relevantes ao seu perfil e participe de grupos relacionados ao seu trabalho dos sonhos. Mesmo que não seja o atleta profissional que sonhou ser um dia, suas habilidades de marketing combinadas com seu amor por esportes podem levar a um cargo de marketing em um time profissional.
As profissões dos sonhos na infância para os homens no Brasil As profissões dos sonhos na infância para as mulheres no Brasil  
1. Engenheiro (15%) 1. Professora (15,6%)
2. Piloto de avião ou de helicóptero (7,9%) 2. Médica, enfermeira ou técnica de enfermagem (6,2%)
3. Professor (7,4%) 3. Escritora, jornalista ou romancista (5,6%)
4. Cientista (6,6%) 3. Veterinária (5,6%)
5. Atleta profissional ou olímpico (5,1%) 3. Advogada (5,6%)
As profissões dos sonhos na infância para os homens nos EUA   As profissões dos sonhos na infância para as mulheres nos EUA
1. Atleta profissional ou olímpico (8,2%) 1. Professora (11,4%)
2. Piloto de avião ou de helicóptero (6,8%) 2. Veterinária (9%)
3. Cientista (6,8%) 3. Escritora, jornalista ou romancista (8,1%)
4. Advogado (5,9%) 4. Médica, enfermeira ou técnica de enfermagem (7,1%)
5. Astronauta (5%) 5. Cantora (7,1%)

sábado, 11 de outubro de 2014

10 profissões mais desejadas pelas crianças

Em homenagem ao Dia das Crianças...

O que você queria ser quando crescer? A gente pode até acreditar que as respostas mais comuns vão ser “ator”, “jogador de futebol” ou até mesmo “professor”, mas, segundo uma pesquisa da rede social profissional Linkedin, estaríamos errados.
O site fez um levantamento em quinze países, entre eles Brasil, Estados Unidos e Índia e descobriu que a profissão que as crianças de anos atrás queriam ser engenheiras. O estudo foi feito perguntando aos usuários do site o que eles queriam ser quando eram crianças.

Confira as dez profissões dos sonhos infantis:
  1. Engenheiro – 7,7%
  2. Piloto de avião ou helicóptero – 7%
  3. Médico ou enfermeiro – 6,7%
  4. Cientista – 6,2%
  5. Professor – 5,8%
  6. Advogado – 3,9%
  7. Escritor ou jornalista – 3,7%
  8. Astronauta – 3,2%
  9. Veterinário – 3%
  10. Atleta olímpico ou profissional ou ator – empatados com 2,7% dos votos cada um.

sexta-feira, 10 de outubro de 2014

As carreiras em alta e em baixa em 9 áreas profissionais



A notícia ainda é boa para quem está em busca de uma oportunidade profissional. Há mais cargos em alta do que em baixa, no recente levantamento realizado pela consultoria Page Personnel em sua base de dados.
De 33 posições analisadas em 9 áreas, 20 tiveram alta de procura contra 13, que registraram queda na demanda.
A consultoria especializada em recrutamento de profissionais técnicos e de suporte à gestão destaca que profissionais mais experientes saem na frente em 2014.
É que as empresas estão procurando profissionais que consigam suportar tempos mais turbulentos, dado o ritmo mais lento da economia.
O destaque, segundo Luis Fernando, gerente executivo da Page Personnnel, é para quem é multitarefa.
“A busca é por produtividade e rentabilidade. As empresas estão procurando pessoas mais maduras, que tenham a capacidade de absorver outras tarefas independentemente de isso ter sido pedido ou não”, explica.
Assim, planejamento financeiro, vendas, compras e logística, além de marketing são áreas que despontam. Mas, vale ressaltar que engenheiro de vendas tem tido menor procura por conta do piso salarial de engenharia.
“Na área de vendas, a motivação é por faturamento com remuneração variável e os engenheiros tem piso salarial considerado alto”, explica Luis Fernando.
A consultoria também notou menos demanda por engenheiro de projetos. “Houve queda na execução de projetos, se compararmos com o mesmo período do ano passado”, diz o gerente executivo.

A seguir, confira a tabela com o sobe e desce de 33 posições, segundo a Page Personnel: