quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

EXERCÍCIOS MENTAIS – GINÁSTICA PARA O CÉREBRO

EXERCÍCIOS MENTAIS – GINÁSTICA PARA O CÉREBRO!!!

 
 
Nossa capacidade intelectual é fruto de nossa carga genética, nossas influências ambientais durante a vida e nosso ritmo de vida.
“Vejo muito gente reclamando que seu cérebro não anda mais o mesmo, está desatento, esquecido, com redução da capacidade de raciocínio e da criatividade. A verdade é que o ritmo moderno de vida não propicia contexto adequado para o melhor rendimento cerebral”, ressalta o neurologista Leandro Teles (CRM  124.984)
Segundo o especialista os 2 principais erros que levam a queda do rendimento cerebral são:
1-   Sobrecarga de estímulos = pessoas que fazem várias coisas ao mesmo tempo, dormem menos do que deveriam, estão sempre correndo, tem nível elevado de stress, preocupações e ansiedade.
2-   Falta de treinamento cerebral = muitas pessoas acabem caindo na rotina e automatizando boa parte da atividade mental. O cérebro precisa de desafios, ser tirado da zona de conforto, criar soluções, testar hipóteses, errar, acertar, enfim, aprender durante toda a vida. Isso é conseguido no dia-a-dia buscando sempre atividades intelectuais novas ou mesmo fazendo coisas da rotina de um jeito criativo e diferente. Outro jeito de estimular o cérebro é com jogos e brincadeiras intelectuais, que cumprem de maneira divertida e lúdica, o papel de desafiar, testar e treinar algumas habilidades cerebrais importantes na composição do que chamamos inteligência.
Dr. Leandro Teles aborda alguns exercícios cerebrais simples, intrigantes e consagrados, explicitando as habilidades cognitivas envolvida na realização de cada um deles. 

Mãos à obra !!! É hora de malhar os neurônios:


1-   TESTE DAS CORES
Nesse teste tente ler as cores em que as palavras estão escritas… e não o texto que está escrito.
É um teste de atenção, engajamento e inibição de respostas. O lado esquerdo do cérebro, predominante para linguagem, ao menos sinal de distração, tentará ler o texto. O lado direito, mais viso-espacial, tentará dizer as cores.  Boa Sorte !!
 
2-   TESTE DO RELÓGIO INVERTIDO
Esse é um difícil teste de adaptação visual. Abaixo temos um relógio invertido no plano horizontal. A imagem é como um relógio de parede disposto na frente de um espelho. O cérebro, tirado da sua zona de conforto, precisará re-inverter mentalmente a imagem para desvendar o horário correto. É um exercício visual e de estratégia. E então, que horas são?

 
3-   TESTE DO TEXTO EMBARALHADO
Esse teste é mais fácil e mostra uma fascinante habilidade cerebral. O texto abaixo tem letras embaralhadas, no entanto, nosso cérebro consegue decifrá-lo com uma fluência quase normal. Isso, pois ele não lê letra por letra (como alguns podem pensar) ! Nosso cérebro lê palavras inteiras, quando não frases inteiras. Ele tem um poder de prever o que é escrito, tá um pouquinho na frente do texto e compreende o contexto gramatical que algo é escrito. Faça o teste e surpreenda-se.

 
4-   TESTE DE RASTREAMENTO
 Esse não é para qualquer um ! O objetivo é ler atentamente o texto abaixo e identificar quantas letras “F” aparecem. Mas não menospreze o exercício, não é tão fácil quanto parece. Nele o cérebro precisa inibir a leitura do todo, do contexto, da palavra e esforçar-se para perceber as letras. O que está escrito não importa, apenas procure e diga quantos “F´s” você lê abaixo (Gabarito logo abaixo) !!
….Gabarito = Existes seis F´s escondidos nesse texto. Encontrou ? Se não achou volte ao texto e confira !!
 
5-   ENCONTRE O INTRUSO
Neste teste, a atenção é o fundamental! Em um “mar” de NOVES você precisará encontras DOIS números SEIS. Algumas pessoas mais detalhistas têm muita facilidade nesse exercícios, outros tendem a ver o todo e realmente penam para achar os intrusos.Vamos a luta!
 
6-   TEXTO COM NÚMEROS
Aqui mais um teste relativamente fácil e simples que mostra todo o poder de improvisação cerebral. Um texto que mescla letras e números e que, ainda sim, pode ser plenamente lido e compreendido. Leia e confira !!
 
7-   TESTE DO SOLETRAR INVERTIDO
Exercício de complexidade média que exige muita, mas muita concentração. É preciso lembrar a grafia da palavra, inverter a escrita e narrar as letras na sequência correta. Quanto maior a palavra mais difícil fica o exercício. Segue alguns exemplos de complexidade variável logo abaixo.
 
8-   CONTAS SERIADAS DE CABEÇA
Esse teste é bastante curioso. Faça a conta sequencial proposta abaixo, não use calculadora. Apenas some progressivamente os números e anote o resultado. Depois confira se você acertou com uma calculadora. O cérebro não pode bobear, são dados dinâmicos que ficam registrado apenas mentalmente. Parece fácil, não é? Vamos ver com você se sai então.

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

Você sabe o que é uma crença limitante?

Você sabe o que é uma crença limitante?

Quando somos crianças não há essa de “crença limitante” certo? Tudo é possível. Uma vez por ano um cara gordo vestido de vermelho e branco nos faz acreditar que não existe limites. Temos super-heróis que voam, soltam raios pelos olhos, usam capas e combatem o crime.
Além disso, se tornar um lutador profissional é uma legitimo e plausível plano de carreira.
Mas então, algo acontece. Não é mesmo?

O mundo começa a nos dizer contrário. Algo acontece em torno de 11 e 12 anos de idade, quando começamos a ver os papeis que a sociedade designa para nós. O vovô gordo não vem mais e os super-heróis são coisas para crianças. Vestir terno e gravata passa a ser melhor do que usar capa e máscara.
Esses papeis estão tão arraigados em nossa cultura de hoje que na maioria das vezes esquecemos se queremos eles ou não ou até pior, acreditamos que nós SÓ temos esses papeis e que temos apenas duas alternativas: entrar nesses caixas delimitadas ou não.
Não entrar nesses papeis delimitados significa não assumir a realidade deles,que foram invetadas por outras pessoas e não necessariamente são as suas verdades.

Se você se identificou, essas são seis crenças limitantes que você deve mudar hoje.


Eu não sou inteligente o suficiente
Sim você é. Você só teve um fato na vida ou alguém que levou você a acreditar no contrário. Claro, todos nós temos um nível de inteligência determinado pela nossa genética , mas ele representa uma ínfima margem na nossa inteligência real. Ser “inteligente” é um produto de aprendizagem: estudo e prática de um punhado de coisas até se tornar o melhor que você pode em algumas delas. Quando você se tornar bom em algumas coisas, você se torna extremamente valioso para as pessoas e para as empresas. Você não precisa ser um gênio, só precisa ser melhor que algumas pessoas que acreditam que não são inteligentes.

Eu sou muito inexperiente
Alguns dos empresários mais ricos do mundo estão na faixa dos 20 anos. Eles são jovens e ambiciosos o suficiente para não se importar se eles têm experiência ou não. A única maneira de ganhar experiência e saltar com os dois pés na direção de algo que você não sabe (com um mínimo preparo, é óbvio!). Olhar com um olhar inexperiente para algo pode trazer soluções que pessoas mais experientes não teriam pensado. Assuma a sua inexperiência como algo bom, e deixe que a sua criatividade e trabalho duro o transformem em alguém experiente daqui a alguns anos.

É muito tarde para mim.
Alguns dos autores mais populares da história nunca escreveram um romance antes que tivessem 60 anos de idade ou mais. Alguns dos empresários mais bem sucedidos nunca provaram o sucesso antes de falharem muitas vezes ao 40, 50 anos ou mais. A única vez que seja tarde de mais será quando você estiver a 7 palmos. Se você não esta lá ainda, não é tarde demais.
Comece agora.

Eu não posso ser feliz até...
Você não pode ser feliz até parar de pensar assim e basta escolher parar e ser feliz. Se você permitir que a sua felicidade dependa de um objeto ou pessoa, você esta deixando algo fora do seu controle ditar a sua felicidade.
Tome o controle de volta.
Você pode decidir acordar feliz todos os dias quando você for grato pelo que tem em vez de querem algo mais. É uma opção.
Escolha ser feliz.

Eu sou assim
Você é o que é agora, nesse segundo. Quem você será daqui a um minuto, um dia, um ano pode ser decidido. Estamos evoluindo, as nossas experiências, nosso conhecimento (veja o item 1), as pessoas com quem convivemos e nos relacionamos tudo isso muda os nossos comportamentos, quem somos diariamente. Quem eu sou hoje é muito diferente de quem eu era há um ano e drasticamente diferente de quem eu era há 10 anos. Muito parecido com o item acima, você pode optar por permitir que algo controle a sua vida ou pode você mesmo assumir o controle e leva-lo  a próxima  e melhor versão de si mesmo.

Estou muito ocupado
Estou muito ocupado para começar a me exercitar, para começar o meu próprio negócio, para descansar, para ser pai. Não tem desculpa no mundo mais usada como “não tenho tempo” e “estou ocupado”. Se você realmente acredita que esta ocupado demais para seguir os seus sonhos, pergunte-se que horas você vai acordar.
Pergunte-se a si mesmo quanto tempo você gasta olhando mídias sociais, e-mails, assistindo programas de T.V ou na internet. Quando formos honestos com nós mesmos, perceberemos que não estamos muito ocupados, apenas não estamos colocando os nossos sonhos como prioridade.
As suas crenças delimitam quem você é, e você pode escolher mudar tudo hoje.

sexta-feira, 9 de janeiro de 2015

Principais exercícios de Vestibulares - Matéria Matemática - Explicação - Seno, Cosseno, Tangente


5.       Teorema do cosseno e teorema do seno

A trigonometria é considerada uma das áreas mais importantes da Matemática, pois possui diversas aplicações nos estudos relacionados à Física, Engenharia, Navegação Marítima e Aérea, Astronomia, Topografia, Cartografia, Agrimensura, entre outras. Os estudos iniciais sobre a trigonometria são associados ao grego Hiparco, que relacionou os lados e os ângulos de um triângulo retângulo e possivelmente construiu a primeira tabela de valores trigonométricos, por isso muitos o consideram o pai da trigonometria. Os estudos trigonométricos no triângulo são embasados em três relações fundamentais: seno, cosseno e tangente.




No triângulo, os ângulos de 30º, 45º e 60º são considerados notáveis, pois estão presentes em diversos cálculos. Por isso seus valores trigonométricos correspondentes são organizados em uma tabela, veja:



Nas situações envolvendo outros ângulos, os valores trigonométricos podem ser obtidos através do uso de uma calculadora científica, que dispõe das teclas sen (seno), cos (cosseno) e tan (tangente). Outra opção seria dispor de uma tabela trigonométrica, observe: Para o cálculo dos valores trigonométricos envolvendo ângulos obtusos utilizamos as seguintes definições:
 
Para o cálculo dos valores trigonométricos envolvendo ângulos obtusos utilizamos as seguintes definições:
sen x = sen (180º – x)

cos x = – cos (180º – x)

Exemplo
Obtenha o valor de seno de 120º e cosseno de 120º.
sen 120º = sen (180º – 120º) → sen 120º = sen 60º = 0,8660
cos 120º = – cos (180º – 120º) → cos 120º = – cos 60º = – 0,500

quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

Principais exercícios de Vestibulares - Matéria Matemática - Explicação - Probabilidade



10.       Probabilidade

Para calcular probabilidade vamos usar a seguinte fórmula. P = r/v. A variável “r” é o resultado que foi obtido, e a “v” é o número de vezes que foi realizada a experiência. 

Exemplo:

Em uma garrafa opaca fechada existem 10 bolinhas, distribuídas entre as cores azul e branca. Não é possível ver as bolinhas dentro da garrafa, exceto se virarmos a garrafa de ponta-cabeça, quando uma das bolinhas vai para o gargalo e é possível ver sua cor. Ao longo de vários dias, repetiu-se 2000 vezes a seguinte operação: chacoalhava-se e tombava-se a garrafa para então anotar a cor da bolinha que aparecia no gargalo. Os resultados foram os seguintes:

Azul = 624                       Branca = 1376

Na próxima vez que for repetida essa operação, qual a probabilidade de que a cor da bolinha do garrafão seja azul?

Resolução:

Usando a fórmula, temos P = 624 / 2000 =>   P = 0,312.

Portanto, a chance que a cor da bolinha do garrafão seja azul na próxima vez é de 0,312

segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

Principais exercícios de Vestibulares - Matéria Matemática - Explicação - Teorema de Pitágoras



4.  Triângulos: semelhança, teorema de Pitágoras


O Teorema de Pitágoras é considerado uma das principais descobertas da Matemática, ele descreve uma relação existente no triângulo retângulo. Vale lembrar que o triângulo retângulo pode ser identificado pela existência de um ângulo reto, isto é, medindo 90º. O triângulo retângulo é formado por dois catetos e a hipotenusa, que constitui o maior segmento do triângulo e é localizada oposta ao ângulo reto. Observe:
Catetos: a e b  
Hipotenusa: c
O Teorema diz que: “a soma dos quadrados dos catetos é igual ao quadrado da hipotenusa.”
a² + b² = c²

Exemplo 1
Calcule o valor do segmento desconhecido no triângulo retângulo a seguir.




x² = 9² + 12²
x² = 81 + 144
x² = 225
√x² = √225
x = 15


 Foi através do Teorema de Pitágoras que os conceitos e as definições de números irracionais começaram a ser introduzidos na Matemática. O primeiro irracional a surgir foi √2, que apareceu ao ser calculada a hipotenusa de um triângulo retângulo com catetos medindo 1. Veja:

 
x² = 1² + 1²
x² = 1 + 1
x² = 2
√x² = √2
x = √2

√2 = 1,414213562373....

Exemplo 2
Calcule o valor do cateto no triângulo retângulo abaixo:



x² + 20² = 25²
x² + 400 = 625
x² = 625 – 400
x² = 225
√x² = √225
x = 15


Exemplo 3
Um ciclista acrobático vai atravessar de um prédio a outro com uma bicicleta especial, percorrendo a distância sobre um cabo de aço, como demonstra o esquema a seguir:

Qual é a medida mínima do comprimento do cabo de aço?

Pelo Teorema de Pitágoras temos:

x² = 10² + 40²
x² = 100 + 1600
x² = 1700
x = 41,23 (aproximadamente)

sexta-feira, 2 de janeiro de 2015

Qual é a importância da Educação?

A Educação é um direito fundamental que ajuda não só no desenvolvimento de um país, mas também de cada indivíduo. Sua importância vai além do aumento da renda individual ou das chances de se obter um emprego. "Perguntar a importância da Educação é como perguntar qual a importância do ar para nós. É pela Educação que aprendemos a nos preparar para vida", disse a socióloga e pesquisadora da Fundação Carlos Chagas, Sandra Unbehaum.

Por meio da Educação, garantimos nosso desenvolvimento social, econômico e cultural. Sandra explica que o direito à Educação de qualidade é básico porque assegura o cumprimento de outros direitos. "Sem conhecimento ou acesso a informações, como posso saber que tenho direito à saúde e bem-estar, ao meio ambiente sadio, a condições adequadas de trabalho, a ser tratada com dignidade?", questionou.

Os impactos da Educação são extensos e profundos. Veja o que mais uma Educação de qualidade faz pelo indivíduo e pelo país:
1. Combate a pobreza
2. Faz a economia crescer
3. Promove a Saúde
4. Diminui a violência
5. Garante o acesso a outros direitos 6. Ajuda a proteger o meio ambiente
7. Aumenta a felicidade
8. Fortalece a democracia e a cidadania
9. Ajuda a compreender o mundo  
 
 
 
FELIZ 2015