quarta-feira, 1 de outubro de 2014

11 maneiras de ganhar uma grana extra

Complemente sua renda com atividades simples que você pode até fazer em casa. Veja nossas dicas e ganhe uma boa grana!



Quitutes para vender

1. Quitutes para vender
Ofereça seus serviços em festas infantis, ou faça trufas, salgados e lanches para vender. Mantenha os equipamentos impecáveis, prenda os cabelos e prove o que faz para saber se está mesmo gostoso. Cobre certo: some gastos com ingredientes e fixos (transporte, luz e gás). Divida o total pelo rendimento da receita - o resultado será o custo unitário. Projete o quanto quer ter de lucro e inclua no total.
2. Seja professora de culinária
Aproveite as férias da criançada para dar aulas de cozinha. Ensine receitas simples e que não ofereçam perigo, como as de microondas e liquidificador, por pura diversão. Você também pode dar aulas para adultos. Só não se esqueça de treinar antes. Peça que levem os ingredientes e cobre por pessoa.
3. Digitação de trabalhos
Universitários geralmente precisam fazer trabalhos de acordo com as normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), que incluem especificidades como espaçamento, tamanho da letra, parágrafo, etc... Pesquise em bibliotecas ou até na internet sobre essas regras e aprenda tudo o que puder. Seu trabalho, basicamente, será adequar o arquivo dos alunos a essas normas. Jamais mude o conteúdo. Para isso, você deve ter no computador um programa de editor de texto, como o Word .
4. Dê banho em animais de pequeno porte
Você precisará de xampu antipulgas, secador e colônia específica para animais. Lave apenas bichos pequenos, como cães e gatos, no chuveiro ou no tanque, sempre usando água morna. Coloque focinheira naqueles que não conhece bem .
5. Impressão de folhas
Quem disse que só gráficas lucram com impressão? Se você tem impressora em casa, pode imprimir arquivos para as pessoas. Certifique-se de que a impressora esteja no modo "rascunho", para economizar tinta.
6. Revendedora
Para ser uma revendedora basta ser maior de idade e se inscrever na empresa. Isso não é novidade para ninguém, mas o pulo do gato é conseguir aumentar ainda mais o lucro! Como? Virando líder! "Um grande número de empresas oferece a oportunidade de ter um ganho extra formando e liderando grupos de revendedoras. Com isso, recebe uma compensação financeira, dependendo do volume de vendas do grupo", diz Roberta Kuruzu, da Associação Brasileira de Empresas de Vendas Diretas (Abevd).

Agora, se tem experiência na área, tem grana sobrando e quer investir nesse mercado - e ganhar mais, claro -, você pode seguir outro caminho e se tornar uma distribuidora. Ou seja, virar uma intermediária entre a empresa e as revendedoras. Para se tornar uma distribuidora é preciso ter: espaço físico para guardar o estoque de produtos para dar às revendedoras, uma forma de entregá-los às associadas e, dependendo das empresas, CNPJ.
7. Digitalização
Se alguém quiser digitalizar documentos, fotos ou contas, e você possui um scanner em casa, ofereça-se para fazer o serviço. Depois, salve o arquivo e mande por email para a pessoa. Você também pode gravar em um pendrive (se o cliente possuir um) ou em um CD.
8. Elaboração de currículos
Responsabilidade redobrada, pois o currículo é a porta de entrada da pessoa no emprego. Capriche! Antes de redigir, ''entreviste'' o cliente, colhendo todas as informações necessárias. No papel, seja clara, objetiva e organizada usando frases curtas.
9. Serviço de tradução
Caso saiba falar outros idiomas, anuncie na internet seus serviços de tradutora. Confira os preços praticados pelos tradutores no Sintra (Sindicato Nacional dos Tradutores). Tenha sempre à mão um dicionário e confira seu arquivo muitas vezes antes de entregá-lo traduzido, para que não contenha erros - isso arranharia sua imagem como profissional. Cumprir os prazos também é extremamente importante.
10. Aulas particulares para crianças e adultos
Ajudar baixinhos com dificuldade em idiomas ou em alguma matéria que você saiba bem é um ótimo jeito de fazer dinheiro. Mas é preciso ter paciência e planejar as aulas antes. Quando tiver prática no assunto, comece a tirar dúvidas de adultos.
11. Personal chef
Esse profissional oferece o preparo de jantares para poucas pessoas na casa do cliente. De acordo com o chef Francisco Rebêlo, "o ideal é fazer um curso de graduação na área. Mas, se está sem dinheiro ou com pressa para trabalhar, uma opção é começar como assistente de cozinha para ganhar experiência". Invista também em cursos livres, que são baratos e rápidos, para engordar o currículo.

Depois de conversar com o cliente, o personal chef passa por e-mail opções de pratos para a pessoa escolher o menu. Em seguida, ele faz a lista dos ingredientes necessários - se ele for fazer a compra, pode cobrar pelo serviço. No dia do evento, o ideal é que o chef prepare as receitas usando os utensílios do cliente. E atenção: personal chef não é garçom, só cozinha e monta os pratos. Como cobrar? Por diária - o valor depende do número de pratos e pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário