domingo, 3 de julho de 2011

Astronomia

Astronomia, que etimologicamente significa "lei das estrelas" com origem grego: povos que acreditavam existir um ensinamento vindo das estrelas, é hoje uma ciência que se abre num leque de categorias complementares aos interesses da física, da matemática e da biologia. Envolve diversas observações procurando respostas aos fenômenos físicos que ocorrem dentro e fora da Terra bem como em sua atmosfera e estuda as origens, evolução e propriedades físicas e químicas de todos os objectos que podem ser observados no céu (e estão além da Terra), bem como todos os processos que os envolvem. Observações astronômicas não são relevantes apenas para a astronomia, mas também fornecem informações essenciais para a verificação de teorias fundamentais da física, tais como a teoria da relatividade geral.
A origem da astronomia se baseia na antiga ciência, hoje considerada pseudociência astrologia, praticada desde tempos remotos. Todos os povos desenvolveram, ao observar o céu, um ou outro tipo de calendário, para medir a posição dos astros em função das variações do clima no decorrer do ano. A função primordial destes calendários era prever eventos cíclicos dos quais dependia a sobrevivência humana, como a chegada das chuvas ou do frio. Esse conhecimento empírico foi a base de classificações variadas dos corpos celestes. As primeiras idéias de constelação surgiram da necessidade de memorizar o cenário de fundo e assim acompanhar o movimento dos planetas atravessarem esse quadro de referência fixo.
A Astronomia é uma das poucas ciências onde observadores independentes possuem um papel ativo, especialmente na descoberta e monitoração de fenômenos temporários. Muito embora seja a sua origem, a astronomia não deve ser confundida com Astrologia, o segmento de um estudo teórico que associava os fenômenos celestes com as coisas na terra (marés) , mas que apresenta falho ao generalizar o comportamento e o destino da humanidade com as estrelas e planetas. Embora os dois casos compartilhem uma origem comum, seus segmentos hoje são bastante diferentes; a astronomia incorpora o método científico e associa observações científicas extraterrestres para confirmar algumas teorias terrenas (o hélio foi descoberto assim), enquanto a única base científica da astrologia foi correlacionar a posição dos principais astros da abóboda celeste (como o Sol e a Lua) com alguns fenômenos terrestres, como o movimento das marés, o clima ou a alternância de estações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
♥ Felicidade,Minha Felicidade esta nas coisas mais simples; Numa palavra carinhosa dos meus amigos, Na luz do sol, no vento, na chuva que cai lá fora! Confia na fidelidade e na misericórdia de DEUS... que mesmo passando por grandes provas, lutas e tribulações JESUS é fiel... confiar na vitória de DEUS... para aqueles que não olham o tamanho do gigante. Mas que olham para DEUS que é maior que qualquer gigante! Pois só ele é a salvação para tudo nessa vida! Ele é o SER SUPREMO, PRESENTE e ONIPOTENTE! Glorificado ... Obrigado meu JESUS, pelas Vitorias e Conquistas até aqui. E eu a conquistei juntando os fragmentos de pequenos momentos █║▌│█│║▌║││█║▌│║▌║█║▌" səjα vərdαdəiro com αs pəssoαs ə com vocə məsmo ə tənhα humildαdə əm tudo quə vocə fαz.

Seguidores