domingo, 3 de julho de 2011

Conhecendo a Profissão (Astronomia)

A PROFISSÃO de Astrônomos

Os astrônomos estudam o universo e os elementos que o constituem (planetas, estrelas, galáxias, etc.), no que diz respeito à sua origem, formação, evolução, composição química e propriedades físicas.
Estes estudos são realizados em todas as regiões do espectro eletromagnético: raios gama, raios X, raios ultravioleta, raios infravermelhos e rádio.

ATIVIDADES DESENVOLVIDAS

Estes profissionais calculam a posição e o movimento dos astros e realizam estudos estatísticos sobre a sua distribuição:
Trata-se do estudo da dinâmica dos astros
As questões relacionadas com a sua origem, formação, Influência no (e do) meio envolvente e destruição.
Estudam, também, a estrutura dos astros, trabalho que se traduz na análise da respectiva massa
No que se refere às características físicas e à composição química, bem como na análise da distribuição da temperatura, densidade e pressão.
Ainda nesta área de estudo, medem os campos magnéticos dos corpos celestes e os processos energéticos que condicionam o espectro da radiação.
Os astrônomos recolhem dados que analisam e tratam com o objetivo de explicarem o universo e os fenômenos com ele relacionados, utilizando para isso modelos físico-matemáticos.
Estas explicações podem ter uma aplicação prática, por exemplo, na navegação aérea e marítima.
Estes profissionais podem-se especializar em áreas como astronomia estelar, astronomia galáctica, astronomia extragaláctica, formação de estrelas e meio interestelar, sistema solar e cosmologia.
Para além das funções de investigação, típicas desta profissão, podem dedicar-se a outras atividades, como sejam a gestão de sistemas informáticos, o ensino da astronomia, da física e da matemática e a concepção e desenvolvimento de software, bases de dados e instrumentos (mecânicos, ópticos e eletrônicos).


CONHECIMENTOS NECESSÁRIOS
Língua portuguesa.
Física.
Química.
Matemática.
Informática (softwares específicos da área)

Salário

Salário médio: 3 mil reais

Nenhum comentário:

Postar um comentário