quinta-feira, 11 de junho de 2015

10 dicas de como ser criativo no dia a dia



A criatividade é o que move as pessoas e a sociedade para um lugar melhor – através de questionamentos, pensamentos, refleções e evolução. Se não fosse ela, nós ainda estariamos morando em cavernas.
 
Ela é tão importante, que se tornou um dos requisitos mais importantes na hora de se conseguir um emprego, quando ter um diploma, falar inglês e concluir um MBA é considerado “não fazer mais do que a obrigação”. Isso não vale apenas para profissões criativas como arquitetos e publicitários, mas é solicitado também para vagas de trabalho como vendedor, administrador, programador, advogado e por aí vai.
Mas como exigir que as pessoas sejam criativas, se as escolas e faculdades não ensinam seus alunos pensarem fora da caixa, serem proativos e criarem soluções diferentes para problemas comuns? Se nem nossos pais nos ensinam criatividade – nos chamando a atenção a cada atitude e ação que tomamos fora do comum – como podemos ser criativos?
Criatividade não é um botãozinho no cérebro que basta apertar o play para que ele funcione. Muito menos é um dom, como se fosse uma escolha divina. Para sermos habilidosos em qualquer área, precisamos de treinamento e muita observação. É como jogar futebol, ninguém começa fazendo gol de trivela. Tem que tomar muita pancada na canela, jogar todo o dia embaixo de chuva ou sol, levar muitos dríbles entre as pernas e chutar várias bolas para fora, para só aí, conseguir ser habilidoso como desejávamos no começo.
Ser criativo é conseguir aplicar sua criatividade, pois quem é criativo e não tira suas ideias do papel, está fadado ao fracasso e a frustração. É comum ouvirmos dessas pessoas a frase: “Eu já pensei nisso antes”.
Por esses motivos, reunimos 10 dicas simples para você treinar sua criatividade todos os dias.





Nenhum comentário:

Postar um comentário