segunda-feira, 6 de outubro de 2014

10 ideias de negócios que dão mais certo no Brasil


Dados de Sebrae revelam quais os tipos de empresa que correm menos riscos de quebrar no país



Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) divulgou um estudo, chamado Relatório de Sobrevivência, um dos indicadores de sucesso para pequenas empresas, que aponta as ideias de negócios que menos quebraram no Brasil nos últimos seis anos. Para levantar esses dados, foram avaliadas empresas com até dois anos de atividade. Segundo o Sebrae, 76% das empresas criadas no país conseguem sobreviver aos primeiros dois anos, considerados os mais difíceis. 
 
Está pensando em abrir uma empresa? Saiba quais são as áreas que dão mais certo:

Comércio de instrumentos musicaisEmpresas do ramo tiveram sobrevivência de 89%.
Fabricação de equipamentos de informáticaA área teve sobrevivência de 86%.
Comércio de equipamentos para uso industrial
A atividade teve taxa de sobrevivência de 86%.

Comércio varejista de material elétricoAs empresas abertas no ramo tiveram taxa de sobrevivência de 86%.

Comércio de produtos farmacêuticosEste negócio apresentou taxa de sobrevivência de 86%.

Fabricação de máquinas
O ramo teve sobrevivência de 85%.

Comércio varejista de tintas e materiais para pinturaO negócio foi alavancado pelo aumento de reformas no país, ficando com 85% de sobrevivência.

Comércio varejista de vidrosA taxa de sobrevivência é de 85%.

Comércio varejista de móveis, colchões e iluminação85% dos negócios do ramo sobreviveram.

Manutenção de motocicletasA taxa na área ficou em 85%.

sexta-feira, 3 de outubro de 2014

Cursos online gratuitos: 14 sites para ajudar a turbinar sua carreira

Conhecimentos básicos de programação e gestão de projetos podem ser diferencias na sua profissão. Reunimos alguns sites que oferecem cursos e aulas gratuitamente sobre esses e outros temas.


 Turbine sua carreira

Explorar cursos e aulas disponibilizados gratuitamente por algumas universidades e fundações é uma boa oportunidade para que não tem tempo (ou dinheiro) para fazer um curso profissionalizante presencial. Escolha seu tema de interesse e se organize para cumprir a carga horária. Só depende de você! 

1. Para aprender a programar

Gratuito, o curso de programação online da Codecademy é dividido em vários módulos e explora diferentes linguagens de programação, como Html, Css e Javascript. As aulas ajudam a aprender os fundamentos da programação de uma página da internet. No curso sobre Html, por exemplo, o aluno aprende o que são tags, como se cria tabelas, como inserir links, etc. 

2. Para se aprofundar na programação

Uma plataforma da Universidade de Harvard foi traduzida para o português e deu origem ao siteCC50, certificado pela instituição. Oferece um módulo básico do curso de Ciência da Computação da universidade e traz aulas em vídeos, desafios de resolução de problemas e materiais didáticos disponíveis para download. A duração estimada é de cerca de três meses. 

3. Para quem quer aprender sobre tecnologia e gestão

Além de cursos sobre programação, o site oferece aulas sobre outros temas, como desenvolvimento de aplicativos e informática. Todo o material é gratuito e fica disponível online por, em média, 30 dias. Há um fórum e uma sala de bate-papo para eventuais dúvidas. 

4. Para quem quer aprender sobre sustentabilidade

Fundação Getúlio Vargas também tem uma área de cursos gratuitos em seu site. Temas como finanças pessoais, sustentabilidade e empreendedorismo são abordados nos módulos. O material fica disponível online e cada curso tem atividades de 12h a 15h. A Fundação emite um certificado online para os interessados. 

5. Para gerenciar o próprio negócio

Sebrae reúne alguns cursos online para quem quer abrir seu próprio negócio. Como fazer o planejamento da empresa, como controlar o dinheiro disponível e como se utilizar da internet para promover o produto são alguns dos temas dos módulos disponíveis. Os cursos são gratuitos. 

6. Para aprender sobre análise de dados e finanças

É um site que agrega cursos de todo o mundo sobre diferentes áreas, como computação, análise de dados e finanças. As aulas são gratuitas e o material fica disponível para download. Fique atenta ao idioma disponível para aula que você quer. Na barra lateral, há uma lista de línguas e temas que ajudam a refinar melhor a pesquisa. 

7. Para se preparar para concursos

O site Iped traz cursos pagos sobre variados temas, como linguagem básica de programação, comunicação e marketing. Alguns desses cursos têm módulos mais condensados que são gratuitos. Há também aulas de idioma e preparatórios para concursos e provas, como o ENEM. Para quem se inscreve no plano pago, salas de debate ficam disponíveis. Emite certificado. 

8. Para quem gosta de matemática e tecnologia

Uma das universidades mais conceituadas dos Estados Unidos, o Massachusetts Institute of Technology disponibiliza aulas gravadas, textos digitalizados e cursos adaptados para a plataforma digital. Tudo é gratuito e disponível para download. Entre os temas dos cursos, estão as mais diversas áreas, como tecnologia, economia e matemática. 

9. Para quem quer saber mais sobre programação

A plataforma Computer Science Week reúne uma série de tutoriais para diversas faixas etárias e com diferentes níveis de complexidade sobre algumas das principais linguagens de programação. Há vídeos disponíveis em português. 

10. Para quem tem interesse em jornalismo e comunicação

Para quem trabalha com jornalismo ou comunicação, a BBC Academy, uma ferramenta que o canal britânico utiliza para treinar seus próprios funcionários, disponibilizará seu material gratuitamente por 12 meses. Temas como produção de conteúdo para dispositivos móveis e controle de qualidade em projetos são abordados no site. 

11. Para quem quer assistir aulas de universidades

Univesp é a Universidade Virtual de São Paulo. Para aderir aos cursos regulares, é preciso passar por um processo seletivo, no entanto, o site também disponibiliza alguns cursos livres gratuitos, a maioria em vídeos. As aulas são gravadas em locais como USP e UNICAMP.

12. Para quem tem interesse em tecnologia e inovação

A plataforma online Veduca tem um MBA em engenharia e inovação na internet. Apesar do curso ser pago, o site disponibiliza aulas e material de apoio gratuitamente. Há também cursos gratuitos sobre temas, como política, religião e economia. O material é em vídeo, gravado de universidades do Brasil e de fora. 

13. Para quem tem interesse em aulas da USP

E-aulas é o canal de vídeos da Universidade de São Paulo. Lá, é possível encontrar aulas gravadas sobre temas, como química, matemática e arquitetura. O site não emite nenhum tipo de certificado. 

14. Para quem tem interesse em aulas da UNESP

Unesp também tem um canal onde a universidade disponibiliza materiais das aulas em vídeo e em texto. Também há um espaço onde livros digitais relacionados aos temas podem ser baixados. O site não emite certificado. 

quinta-feira, 2 de outubro de 2014

5 aplicativos que ajudam a aumentar sua produtividade no trabalho

Para aumentar a produtividade no trabalho, é preciso aprender a dividir tarefas, abusar da agenda e combater distrações. Para isso, você pode contar com a ajuda da tecnologia. Confira cinco Apps:

Foto: Nick Onken
As possibilidades de abrir várias janelas do computador e de ter um smartphone na palma na mão nos dão a impressão de que conseguimos fazer várias tarefas ao mesmo tempo e de que isso nunca atrapalha o nosso rendimento. O que não é verdade! Não é necessário se desconectar, mas é preciso aprender a se organizar e combater distrações. Até mesmo a tecnologia pode ser aliada nesta missão. Confira a nossa lista de aplicativos (para computador e celular) que prometem te ajudar a aumentar a produtividade no trabalho.
1. Pomodoro Timer (Para o computador)
Tenha foco total no que você está fazendo por 25 minutos, descanse por 3 a 5 minutos. Tudo com o tempo controlado num relógio. Repita três vezes e depois faça um descanso maior para esticar as pernas e beber água. Essa é a técnica Pomodoro, criada pelo italiano Francesco Cirillo, que se baseia na ideia de que, quando vemos o tempo se passando, aumentamos nossa agilidade mental. Para incorporá-la à sua rotina, navegue pelo site pomodoro.me.
2. Evernote (Para o computadorAndroid e iOS)
Que tal substituir a agenda de papel por um App superfácil de usar? O Evernote permite que você faça anotações, crie lista de tarefas e capture imagens que possam servir de inspiração.
 
3. Focus Lock (Para Android)
Cada 15 minutos você para checar as mensagens no WhatsApp? Você adora espiar o Instagram durante o expediente? O Focus Lock pode te ajudar a não interromper mais seu trabalho. Você poderá bloquear temporariamente Apps de mensagens, redes sociais e outros que poderiam distrair.
4. Lazy Meter (Para computador, Android e iOS )
Este App também funciona como uma agenda, que permite que você acompanhe suas tarefas diárias. A diferença é que ele possui uma interface gráfica superorganizada que facilita a sua visão de como está indo o seu trabalho e quais metas ainda faltam serem completadas. Você pode marcar cada item um como "incompleto" ou "concluído".
5. Anti-social (Para computador - disponível apenas para o Google Chrome)
Com o StayFocusd, você consegue selecionar os sites que você entra com muita frequencia e estabelecer o tempo máximo de navegação que poderá ter neles. Quando o limite for atingido, o site é totalmente bloqueado. Esta ferramenta é ideal para aqueles que se distraem muito fácil com as inúmeras postagens do Facebook.
 

quarta-feira, 1 de outubro de 2014

11 maneiras de ganhar uma grana extra

Complemente sua renda com atividades simples que você pode até fazer em casa. Veja nossas dicas e ganhe uma boa grana!



Quitutes para vender

1. Quitutes para vender
Ofereça seus serviços em festas infantis, ou faça trufas, salgados e lanches para vender. Mantenha os equipamentos impecáveis, prenda os cabelos e prove o que faz para saber se está mesmo gostoso. Cobre certo: some gastos com ingredientes e fixos (transporte, luz e gás). Divida o total pelo rendimento da receita - o resultado será o custo unitário. Projete o quanto quer ter de lucro e inclua no total.
2. Seja professora de culinária
Aproveite as férias da criançada para dar aulas de cozinha. Ensine receitas simples e que não ofereçam perigo, como as de microondas e liquidificador, por pura diversão. Você também pode dar aulas para adultos. Só não se esqueça de treinar antes. Peça que levem os ingredientes e cobre por pessoa.
3. Digitação de trabalhos
Universitários geralmente precisam fazer trabalhos de acordo com as normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), que incluem especificidades como espaçamento, tamanho da letra, parágrafo, etc... Pesquise em bibliotecas ou até na internet sobre essas regras e aprenda tudo o que puder. Seu trabalho, basicamente, será adequar o arquivo dos alunos a essas normas. Jamais mude o conteúdo. Para isso, você deve ter no computador um programa de editor de texto, como o Word .
4. Dê banho em animais de pequeno porte
Você precisará de xampu antipulgas, secador e colônia específica para animais. Lave apenas bichos pequenos, como cães e gatos, no chuveiro ou no tanque, sempre usando água morna. Coloque focinheira naqueles que não conhece bem .
5. Impressão de folhas
Quem disse que só gráficas lucram com impressão? Se você tem impressora em casa, pode imprimir arquivos para as pessoas. Certifique-se de que a impressora esteja no modo "rascunho", para economizar tinta.
6. Revendedora
Para ser uma revendedora basta ser maior de idade e se inscrever na empresa. Isso não é novidade para ninguém, mas o pulo do gato é conseguir aumentar ainda mais o lucro! Como? Virando líder! "Um grande número de empresas oferece a oportunidade de ter um ganho extra formando e liderando grupos de revendedoras. Com isso, recebe uma compensação financeira, dependendo do volume de vendas do grupo", diz Roberta Kuruzu, da Associação Brasileira de Empresas de Vendas Diretas (Abevd).

Agora, se tem experiência na área, tem grana sobrando e quer investir nesse mercado - e ganhar mais, claro -, você pode seguir outro caminho e se tornar uma distribuidora. Ou seja, virar uma intermediária entre a empresa e as revendedoras. Para se tornar uma distribuidora é preciso ter: espaço físico para guardar o estoque de produtos para dar às revendedoras, uma forma de entregá-los às associadas e, dependendo das empresas, CNPJ.
7. Digitalização
Se alguém quiser digitalizar documentos, fotos ou contas, e você possui um scanner em casa, ofereça-se para fazer o serviço. Depois, salve o arquivo e mande por email para a pessoa. Você também pode gravar em um pendrive (se o cliente possuir um) ou em um CD.
8. Elaboração de currículos
Responsabilidade redobrada, pois o currículo é a porta de entrada da pessoa no emprego. Capriche! Antes de redigir, ''entreviste'' o cliente, colhendo todas as informações necessárias. No papel, seja clara, objetiva e organizada usando frases curtas.
9. Serviço de tradução
Caso saiba falar outros idiomas, anuncie na internet seus serviços de tradutora. Confira os preços praticados pelos tradutores no Sintra (Sindicato Nacional dos Tradutores). Tenha sempre à mão um dicionário e confira seu arquivo muitas vezes antes de entregá-lo traduzido, para que não contenha erros - isso arranharia sua imagem como profissional. Cumprir os prazos também é extremamente importante.
10. Aulas particulares para crianças e adultos
Ajudar baixinhos com dificuldade em idiomas ou em alguma matéria que você saiba bem é um ótimo jeito de fazer dinheiro. Mas é preciso ter paciência e planejar as aulas antes. Quando tiver prática no assunto, comece a tirar dúvidas de adultos.
11. Personal chef
Esse profissional oferece o preparo de jantares para poucas pessoas na casa do cliente. De acordo com o chef Francisco Rebêlo, "o ideal é fazer um curso de graduação na área. Mas, se está sem dinheiro ou com pressa para trabalhar, uma opção é começar como assistente de cozinha para ganhar experiência". Invista também em cursos livres, que são baratos e rápidos, para engordar o currículo.

Depois de conversar com o cliente, o personal chef passa por e-mail opções de pratos para a pessoa escolher o menu. Em seguida, ele faz a lista dos ingredientes necessários - se ele for fazer a compra, pode cobrar pelo serviço. No dia do evento, o ideal é que o chef prepare as receitas usando os utensílios do cliente. E atenção: personal chef não é garçom, só cozinha e monta os pratos. Como cobrar? Por diária - o valor depende do número de pratos e pessoas.

terça-feira, 30 de setembro de 2014

10 dicas simples para ser mais feliz no trabalho

A escritora americana Gretchen Rubin divulgou em seu site, o Happiness Project, pequenas dicas, atitudes e gestos que vão ajudar você a se sentir mais feliz e realizada no trabalho:

1. Deixe sua mesa agradável

Pense como seu espaço de trabalho pode ser mais gostoso. Invista em acessórios para organizar melhor suas coisas, compre uma luminária, decore com pequenos objetos. Você vai gostar mais de olhar ao redor. 

2. Preste atenção na fadiga ocular

Está ficando sem disposição no período da tarde? Talvez seja sintoma de vista cansada - que pode ser corrigida se você diminuir o brilho da tela do seu computador. Visite um médico para ver se não precisa trocar os óculos ou usar um colírio. 

3. Dê uma volta

Sentar o tempo todo suga as energias. Dê uma volta pelo menos uma vez por dia para ver a luz do sol. Uma caminhada no quarteirão vai ajudar você a ficar mais focada e melhorar seu humor. 

4. Acorde cedo

Chegar ao trabalho atrasada vai atrapalhar o seu dia inteiro. Pule antes da cama e se organize. Você vai render muito mais.

5. Dê uma pausa

O corpo e o cérebro têm um ciclo de energização. Parar um pouco para respirar, tomar uma água, ir ao banheiro ou pegar um café é essencial para manter o fluxo de retenção de informação. Não espere ficar exausta e desatenta. 

6. Não trabalhe faminta

O peso do seu cérebro corresponde a apenas 2% do peso do seu corpo, mas ele consome 25% da sua produção de glicose. Se você não estiver bem alimentada, vai ficar irritada, mal-humorada e sua produtividade vai diminuir. 

7. Controle o celular

Quem nunca parou uma atividade no meio para ler aquela mensagem no WhatsApp e depois esqueceu completamente o que estava fazendo? Mensagens e avisos distraem e tiram a concentração, por isso deixe o celular no silencioso e estabeleça um horário para checá-lo, como depois do almoço ou na hora do café.

8. Não acumule papéis

Arrume a mesa de tempos em tempos e não guarde papéis e documentos desnecessários. Para não esquecer, marque uma data para fazer essa "limpeza", como toda última sexta-feira do mês. 

9. Não deixe para depois

Cuide de telefonemas e e-mails difíceis o mais rápido possível. Resolver os problemas vai dar a você mais impulso e energia para o resto das atividades. 

10. Seja honesta sobre seu tempo

Está se sentindo sobrecarregada? Verifique quanto tempo você passa realmente trabalhando e o quanto gasta navegando na internet, falando ao telefone, conversando com a amiga da baia ao lado ou resolvendo problemas que não são seus. 

segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Descubra sua vocação profissional

Faça o teste para saber qual o seu perfil e as carreiras que mais combinam com seu jeito



                                                                         Site : ]

                                                                                         www.mdemulher.abril.com.br/carreira-dinheiro/testes/carreira/descubra-sua-vocacao-profissional-430404.shtml

sexta-feira, 26 de setembro de 2014

Bolsas Remanescentes Prouni

Bolsas Remanescentes Prouni
imagem do selo
O que são Bolsas Remanescentes do Prouni?
As Bolsas Remanescentes do ProUni - Programa Universidade para Todos - são bolsas de estudo não preenchidas pelos candidatos pré-selecionados no processo seletivo regular do ProUni. Poderão ser concedidas aos acadêmicos matriculados nos cursos em que houver vagas disponíveis. As bolsas remanescentes do ProUni serão concedidas nos termos da Lei n. 11.096/2005 e Portarias Normativas do MEC relacionadas. As bolsas remanescentes não terão efeito retroativo e são somente válidas a partir da data da emissão do correspondente Termo de Concessão.
O que é necessário para eu me inscrever a essa Bolsa?
Para se inscrever no processo de seleção da Bolsa Remanescente do Prouni, o candidato interessado deverá cumprir os seguintes requisitos:
  • estar regularmente matriculado no primeiro semestre letivo do ano;
  • preencher ficha de inscrição referente às vagas remanescentes do Prouni. A ficha estará disponível no edital e deverá ser entregue devidamente preenchida com os documentos solicitados na Centac;
  • o candidato deverá ter como renda per capta o valor máximo de até R$ 1.017,00(Hum mil e dezessete reais);
  • ter cursado o ensino médio completo em escola de rede pública ou ter cursado o ensino médio completo em escola de instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva Instituição.
Qual porcentagem do curso as Bolsas Remanescentes do Prouni quitam?
A Bolsa Remanescente Prouni quita 100% da graduação que o estudante esteja realizando, até o término do curso
.

quinta-feira, 25 de setembro de 2014

Estilista


Que roupa que eu vou? 


Todo o dia nos vestimos para sair. Dependendo da ocasião utilizamos trages mais formais, para ir ao um casamento por exemplo, ou mais informais, quando vamos à praia. A temperatura do dia também influência muito na hora de escolher o que vestir. 

Interessante observar que cada período da história tem um estilo próprio. Podemos até contar a história de uma época através da moda. Quem nunca viu os vestidos longos e espartilhos apertados utilizados nos séculos passados. 

Mas afinal quem é responsável por criar estes estilos e tendências que nos acompanham diariamente? São os profissionais da costura, os Estilistas! Atualmente temos um grande número de desfiles de moda onde grandes personalidades e grifes apresentam suas novas coleções. Em geral temos dois momentos do ano marcantes, a moda de inverno e lançamentos de verão. 

Para ser um grande profissional da área não basta ter muita criatividade é preciso desenhar com maestria, dominar combinação de cores e estampas e ainda ter bons conhecimentos nos diversos tipos de tecidos como: seda, algodão, lycra, linho entre muitos outros.

quarta-feira, 24 de setembro de 2014

Quanto você deve cobrar pelos serviços de freelancer?

Muitos profissionais de diversas áreas começam a carreira como freelancers até conseguirem uma posição fixa numa boa empresa. Outros começam na posição fixa e acabam preferindo a liberdade de ser freelancer. Há vantagens e desvantagens em cada escolha, e é preciso saber aproveitá-las adequadamente. Quem tem trabalho fixo precisa conhecer melhor o funcionamento da empresa, a hierarquia e as possibilidades da carreira. Quem é freelancer precisa focar na organização, no compromisso, na disciplina, ou seja, saber entregar um bom trabalho dentro dos prazos. Mas é necessário também saber sobrar. Sem o salário regular no fim do mês, saber organizar as finanças é fundamental. Como isso não é simples, o Lifehacker preparou as ótimas dicas que separamos aqui para você. Preparado para momentos de pura felicidade? =)
Antes de mais nada, procure responder desde já: como e quanto você pretende cobrar por seus trabalhos? Vai buscar inspiração nos colegas que já têm as manhas do negócio, pegar tabela do sindicato dos profissionais da área, pesquisar na internet, sondar quanto as empresas pagam, basear-se nos seus próprios custos, tempo e expertise, sortear um valor entre papeizinhos na mão ou apontar um preço vencedor no ma-mãe-man-dou-eu-es-co-lher-es-te-da-qui..? Ó, dúvida cruel.
Colocar um preço no seu próprio serviço é um baita desafio, um dos maiores que os profissionais autônomos enfrentam. É perfeitamente normal não querer colocar um preço muito baixo no que vai produzir, e é prudente não exagerar num preço muito alto, para não assustar os clientes. Mas o que é um preço baixo e o que é um preço alto? Qual seria o valor ideal? Not easy… Mas aqui estão alguns toques de como estabelecer esses valores. Depois de ler estas dicas, você vai ver que a resposta da pergunta do parágrafo anterior vai ser muito mais fácil e segura. Papel e lápis na mão? Vamos fazer as contas! o/
Calcule quanto você precisa para cobrir custos operacionais
Salário: quanto você quer ganhar? Se não faz ideia, você pode começar checando qual a média salarial do seu cargo, para comparar valores. Vamos supor, por exemplo, que você queira ganhar R$ 45.000,00 por ano (um valor razoável, afinal, se começou agora, não vai dar para incluir todos os zeros que seu bolso realmente deseja. Devagar e sempre, bora lá… esse momento de riqueza chegará se você fizer tudo direitinho! ;)). Se for contratar alguém para ajudar, adicione uma linha para o valor do(s) empregado(s). Mas isso já é um passo além. No nosso exemplo, ficaremos só com você como equipe.
Taxas: quando seu empregador é você mesmo, é preciso pagar suas próprias taxas. Se seu trabalho lhe permite receber como pessoa física, isso pode ser vantajoso até certo ponto (a saber: a tabela do Imposto de Renda). Após uma certa quantia, ou dependendo do seu trabalho, ou mesmo do nível de profissionalismo que você quer ter, é necessário ter uma empresa para prestar os serviços. Isso significa, dentre outras coisas (burocracia, contador, banco etc.), pagar outros impostos e tal, como IRPJ, CSS, ISS e por aí vai (ou um unificado, se sua empresa puder ser enquadrada no Simples). O ISS (Imposto Sobre Serviços) tem informações importantes para autônomos, incluindo PDF para cálculos. Via de regra, você pode simplesmente reservar entre 15% e 20% do seu salário para cobrir as taxas (ou cerca de metade disso, se o Simples servir para você). No nosso exemplo, 15% de um salário de 45 contos dá R$ 6.750 (por ano, calma!). Se quiser então tirar os R$ 45.000 limpos no fim do ano, você precisa somar o valor dos impostos ao rendimento. Assim, no nosso exemplo, teríamos um novo objetivo: R$ 51.750,00. Lembrando que esta foi apenas uma soma simples e que, como o valor recebido é maior, o valor das taxas em porcentagem também cresce, o que ainda tira um pouquinho do alvo de 45 mangos. Para um cálculo mais preciso, você vai precisar levar isso em conta também.
Despesas mensais: custos que acontecem por conta do trabalho. Dependendo do tipo de trabalho, pode incluir aluguel, suprimentos para escritório, postagem, publicidade ou marketing, telefone, seguro, combustível… Junte os valores mensais médios de tudo isso e multiplique por 12 para ter o valor anual. Depois, some ao custo anual coisas como computadores e compras de programas, que, nesse exemplo, vamos considerar é R$ 12.000,00.
Descubra a média de horas produtivas
Em seguida, encontre o número de horas de trabalho que você terá a cada ano. Você pode inventar de trabalhar 40 horas por semana e multiplicar por 52 semanas para ter 2.080 horas. Um bom tempo, não? Nem tanto. Você não pode esquecer de contar com feriados, viagens, dias de enfermidades, enfim, esses imprevistos da vida. Cameron Foote, sugere 1.920 horas em seu The Business Side of Creativity, contando para 48 semanas. Mas isso pode variar, e muito, no seu próprio cálculo.
Feito isso, subtraia o tempo não rentável, aquele que você vai gastar toda semana fazendo coisas como buscar novos clientes ou preencher relatórios (isso você não pode cobrar de clientes, não é mesmo?). Uma boa medida é 20% para essas horas “não produtivas”. Multiplique isso por suas horas anuais. No nosso exemplo, o total de horas de trabalho deu 1.152.
Adicione custos operacionais e divida pelas horas trabalho
Agora você soma seu salário com os custos principais. Nesse exemplo, R$51.750,00 de salário com taxas mais R$12.000,00 de outras coisas, ao todo, R$63.750,00. Dividindo 63.750 por 1.152 (horas de trabalho), temos uma média de R$55,34 por hora. Mas calminha aí… ainda não está pronto!
Margem de lucro
Se seus olhos brilharam só de ler a palavra LUCRO, você vai querer adicionar uma margem dele entre 10% a 30%. Essa margem te ajuda a fazer uma reserva para quando o trabalho demora a aparecer. Você pode até pensar que não precisa adicionar esse valor, afinal de contas, está montando seu próprio salário, do jeitinho que sempre sonhou e tal. Mesmo assim, lembre-se de que esse valor adicional é essencial para seu crescimento no futuro e também, fator importante, para obter empréstimos.
Se a ideia te encanta, vamos supor, por exemplo, que queremos 20% de lucro. 20% de 55,34 é 11,07. Então, o valor final da sua hora é R$66,41. Você pode, é claro, arredondar esse valor. No caso, para R$66,00 ou R$67,00.
Para cobrar por um trabalho específico então, basta você estimar quanto tempo vai gastar para concluí-lo (cuidado ao fazer isso para não exagerar nem para mais nem para menos!) e multiplicar o número de horas pelo valor da hora. Ficou simples agora, né? Mas não acabou.
Achou o valor muito alto?
Calcular o valor preciso dessa forma é realmente importante se você quer que seu negócio como freelancer seja bem sucedido, porque é baseado nos seus custos e necessidades reais. Você certamente vai ver outros autônomos cobrando menos que você (e também muitos que cobram mais), mas fuja do erro comum dos novos freelancers: não dê preços muito baixos ao seus serviços, ou seu trabalho dificilmente vai compensar para você. Se você não valorizar seu trabalho, quem vai fazer isso? É claro que, para que seu trabalho seja devidamente valorizado e você possa cobrar o valor que deseja, você precisa fazer um bom trabalho e ser reconhecido por isso. Se você é um profissional em início de carreira, vale aproveitar algumas oportunidades em empresas de destaque ainda que o pagamento possa não ser muito agradável, mas apenas até se fazer notar. Há os profissionais que defendem até mesmo trabalhar de graça para acelerar este processo, mas não vamos entrar nesta polêmica. A decisão é toda sua.
Outros métodos
Você pode tentar muitos outros métodos para determinar seu valor, como se basear no seu salário atual (por exemplo, se você faz R$ 15 por hora, cobraria o dobro, 30 por hora) ou somente dividir quanto você quer ganhar por quantas horas você trabalhará, mas não os recomendamos por não serem muitos realistas. Eles não levam em conta suas despesas diárias e não têm valores calculados para te levar ao sucesso, como o desse post. É claro que, uma vez feito o seu cálculo, é prudente comparar o seu valor com todas aquelas opções citadas no segundo parágrafo (exceto talvez os pepeizinhos da sorte) e considerar disparates e adaptações. Mas tudo com muito cuidado e bom senso, né? Senão, nem precisaria calcular nada.
Sucesso. É o que desejamos para você. Preparado para começar a cobrar direito? Então boa sorte na nova empreitada! o/

terça-feira, 23 de setembro de 2014

Freelancer

Freelancer, também conhecido popularmente no Brasil pelas expressões ou gírias freela ou frila, é o termo inglês para denominar o profissional autônomo que se autoemprega em diferentes empresas ou, ainda, guia seus trabalhos por projetos, captando e atendendo seus clientes de forma independente. É uma tendência muito em voga no mercado de jornalismodesignpropagandaWebtecnologia da informaçãomúsica e muitos outros.


A expressão, literalmente traduzida como "lanceiro livre", deriva dos cavaleiros medievais mercenários, que se colocavam a serviço dos nobres que lhes pagassem mais para guerrear. Ela apareceu pela primeira vez no livro "Ivanhoé", de Sir Walter Scott, em 1818, no trecho:
"I offered Richard the service of my Free Lances, and he refused them — I will lead them to Hull, seize on shipping, and embark for Flanders; thanks to the bustling times, a man of action will always find employment."
A grande dificuldade para um profissional assumir-se como Freelancer é, sobretudo, de ordem prática, haja vista que muitos dos que assim se aventuram estão saindo de seus cursos de formação e, encontrando dificuldades de se colocarem no mercado de trabalho, optam por sair a campo atrás dos primeiros projetos. Outra questão refere-se à legalização: em alguns países, sobretudo no Brasil, é muito difícil legalizar-se como prestador de serviços, devido a alta carga de impostos.
Normalmente um freelancer tem horários de trabalho mais flexíveis e permite um engajamento maior em projetos que demandam uma dedicação diferenciada, visões mais abrangentes ou independentes da cultura organizacional dos clientes. Por ter a possibilidade de vivenciar continuamente projetos em diversas empresas, acaba tendo uma percepção generalizada do mercado.

terça-feira, 26 de agosto de 2014

Jornalista


O que aconteceu hoje ? 


Todos os dias lemos ou vemos o jornal, para saber os fatos importantes que aconteceram no Brasil e no Mundo. Mas afinal quem é que descobre tanta informação. São os jornalistas! Os profissionais da notícia que saem por aí em busca de novidades e acontecimentos importantes para a sociedade. 

Para ser um bom jornalista é fundamental ter conhecimentos gerais sobre política, economia, cultura, questões sociais e até um pouco de ciências. Entrevistar pessoas, fazer perguntas e descobrir informações faz parte do trabalho, portanto ser extrovertido, descontraído e curioso ajuda muito. 

O jornalista edita e redige suas reportagens, entrevistas e artigos, por isto precisa de bons conhecimentos da língua portuguesa. Para fazer cobertura internacionais é fundamental o domínio de pelo menos uma língua estrangeira. 

As oportunidades de trabalho são vastas, pode-se trabalhar em jornais impressos e revistas com também em rádios, televisões e para sites na internet.

quinta-feira, 21 de agosto de 2014

Fotógrafo

A fotografia está em toda parte. Revistas, jornais, cartazes, livros, outdoors, videogames e muitas vezes até canais de televisão fazem uso da fotografia . Sem falar nos momentos importantes que não passamos sem tirar fotos como nas festas e quando estamos em férias! 

Nem todo o fotógrafo é um profissional do mercado. Muitos artistas são fotógrafos e exibem seus trabalhos nas galerias de arte e nos museus. Sebastião Salgado é um exemplo de artista brasileiro, que trabalha com imagem fotográficas. Ficou famoso por registrar garimpeiros em Serra Pelada. 

Já os fotógrafos que trabalham no mercado podem se especializar em fotografar produtos ou modelos. As agências tanto de publicidade quanto de modelos não dispensam um bom profissional! 

É preciso muito estudo e conhecimento para se tornar grande nesta área. A luz por exemplo, é um elemento fundamental que precisa ser tratado com maestria para se obter uma boa fotografia!

quarta-feira, 20 de agosto de 2014

Professor (a)


Ensinar é saber. 


O professor é uma das profissões mais importantes do planeta.
Sabe por quê? Porque os professores transmitem conhecimentos fundamentais para a nossa formação. 

Não só nos ensinam a ler, a escrever e a contar. Mas, o mais importante é que nos ensinam também a ter uma visão crítica sobre a sociedade e a cultura! 

Valorizar e respeitar os nossos mestres só colabora para o nosso crescimento e conhecimento. 

A sociedade contemporânea exige indivíduos muito bem formados, com conhecimentos em diversas áreas. Portanto, fique ligado nas palavras do seu professor!